FMI reafirma que consequências da transferência de obrigações do Novo Banco para o BES foram nefastas

Citamos

Económico

“O tratamento selectivo dos detentores de obrigações seniores do Novo Banco criou a percepção de um tratamento desigual e ao aumento da incerteza que abalou a confiança”, afirma o FMI, na actualização do Global Financial Stability Report hoje publicado e citado pelo Observador.

O Fundo Monetário Internacional voltou assim a criticar as consequências da decisão do Banco de Portugal de transferir obrigações do Novo Banco para o BES no fim do ano passado, considerando que esta decisão abalou a confiança no sistema.

Recorde-se que recentemente a BlackRock e a Pimco, duas das maiores gestoras de activos do mundo, integraram um grupo de 14 investidores institucionais que decidiram avançar com um processo contra o Banco de Portugal, no âmbito da resolução aplicada ao Banco Espírito Santo. Os investidores alegam que o regulador português violou “princípios básicos” e exigem a restituição dos valores que investiram – e perderam – no BES.

O FMI alerta ainda para o impacto na rentabilidade dos bancos portugueses das baixas taxas de juro por um período muito prolongado.

Comments are closed.