Investigação i: Salgado negociou com Chávez entrada de venezuelanos no BES

Soube-se hoje que:
Salgado contava com os venezuelanos para os aumentos de capital. E confessou em declarações publicadas pela edição em papel do jornal i: “Foi através dos financiamentos dos venezuelanos que andámos a sustentar o grupo”
Ricardo Salgado negociou com Hugo Chávez e Nicolás Maduro a entrada de investimento venezuelano no Banco Espírito Santo (BES). A confissão foi feita pelo ex-presidente da Comissão Executiva do BES numa reunião do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES) e num momento em que o grupo já estava à beira do precipício. A auditoria da KPMG acabaria por revelar que a empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) era um dos maiores credores do grupo, depois de ter investido milhões de euros em dívida do GES.

A 7 de Novembro de 2013, quando Ricardo Salgado relatava à família os aumentos de capital que estariam para breve, e os esforços que teriam de ser reunidos para encontrar investidores, Pedro Mosqueira do Amaral, o mais novo representante do ramo Mosqueira do Amaral, lançou o tapete: “E os investidores venezuelanos, como é que isso é visto? Não há problema? São investidores particulares ou da PDVSA [Petróleros de Venezuela, empresa estatal venezuelana]?”

Artigo publicado em 2014-11-28 por ionline em:

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/investigacao-i-salgado-negociou-chavez-entrada-venezuelanos-no-bes

 

Comments are closed.