Citamos
Negócios
O empresário saiu vencedor da corrida ao Banco Internacional de Cabo Verde. Novo Banco vai receber 14 milhões nesta venda, quando o Banco de Portugal autorizar.
O empresário José Veiga saiu vencedor do processo de venda do Banco Internacional de Cabo Verde (BICV), a instituição que o Novo Banco tem naquele país. O Negócios sabe que a gestão liderada por Eduardo Stock da Cunha escolheu a proposta do antigo agente de jogadores de futebol como vencedora deste processo e que o Banco de Portugal se prepara para autorizar a operação.
A entidade liderada por Carlos Costa só tem de avaliar a operação enquanto autoridade de resolução responsável pelo Novo Banco. A análise da capacidade financeira e da idoneidade do comprador compete ao supervisor de Cabo Verde.
José Veiga, que tem interesses empresariais em vários países africanos, entre os quais o Benin onde é accionista do Banque Africaine pour le Commerce et l’Industrie, ofereceu quase 14 milhões de euros pela instituição cabo-verdiana. Este montante equivale ao valor pelo qual o BICV está registado nas contas do Novo Banco. O preço oferecido terá sido a principal razão para o empresário sair vencedor deste processo.
O interesse de Veiga no BICV, noticiado esta terça-feira pelo Diário Económico, resulta da aposta do empresário em diversos países africanos, como Cabo Verde, Benin, Nigéria, Togo, Costa do Marfim, Guiné Conacri e Guiné Equatorial. Os negócios do empresário estão dispersos por diversos sectores de actividade, como o petróleo, imobiliário, energia, saúde e construção.
As ligações de Veiga a investidores africanos já tinham levado este empresário a cruzar-se com o BES e o Grupo Espírito Santo. Antes do colapso deste universo, a família Espírito Santo chegou a estabelecer contactos com o empresário para que este liderasse um grupo de investidores do Congo e da Guiné que admitiam investir 150 milhões na Espírito Santo International, a antiga “holding” de controlo do GES. ¦
As ligações de José Veiga a África já o tinham levado a cruzar-se com o GES.
MARIA JOÃO GAGO